quarta-feira, 16 de maio de 2007

Relevo e Hidrografia Cubana


Relevo. O acidente orográfico mais notável é a Sierra Maestra, cadeia de montanhas com extensão de 250km, entre o cabo Cruz e a baía de Guantánamo, a sudeste. O pico Turquino, com 1.974m, é seu ponto culminante. A suave inclinação que a ilha apresenta ao sul facilita a formação de enseadas, como as da península de Zapata. Os corais litorâneos formaram a nova plataforma continental sobre a qual o arquipélago se sustenta. Foi submetida a sucessivos movimentos de elevação e rebaixamento. Caso o mar baixasse algumas dezenas de metros, quase todas as ilhas do arquipélago estariam unidas, já que são porções emersas da mesma plataforma. São numerosos os portos naturais


Hidrografia. O relevo da ilha determina duas vertentes fluviais de características muito diferentes, embora todos os rios sejam curtos e de pouco volume. Entre mais de 500 cursos de água, pouco menos da metade fluem do norte. O rio mais importante é o Cauto, que desemboca no sul, depois de percorrer 250km, dos quais oitenta são navegáveis. Os lagos são pequenos e alguns têm água doce, outros salgada. O maior deles é a lagoa de Leite, ligada ao mar por meio de três canais naturais. Sua coloração se deve aos depósitos de carbonato de cálcio acumulados no fundo e removidos pelas correntes marinhas.

26 comentários:

Unknown disse...

vai toma no meio do seu cúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú...
filhoooooooooooooooooooooodaaaaaa puuuuuuuuuuuuutaaaaaaaaaaa... arrronnbadooooooooooooooooo...
sua mããeee éééé minhaaaaa...

animeplus 7 disse...

Cara q blog mais horrivel vc ñ acha da uma olhada nesse que eu fiz e paga qual é melhor

Unknown disse...

vai toma no cu

Unknown disse...

q orrivel esse blog

Anônimo disse...

muito podre cara o seu blog
capricha

Unknown disse...

meo tri afu deixar um comentári rsrsr spokspokspokspoks

Vinicius Rodrigues Lima disse...

seu blog naum é horrivel nada, esses caras q sao sem cultura (burros) enclusiva seu blog me ajudou a fazer 1 trabalho de escola vlu.

e manda esses caras sem cultura irem a puta q les pariu. bando dii burros.

Unknown disse...

Não tem nada de ruim no seu blog não....Ele me ajudou a fazer um trabalho de Geografia...vlw

Unknown disse...

Que nada o seu blog é bem legal..
Afinal ele me ajudou a fazer um Trabalho de geografia sobre a Cuba..
E sobre esses caras aii principalmente o gabriel...
Se ele não Gosta do seu blog tudo bem gosto não se descute
Maiss aii, aposto que é inveja. E se nãooo forr é pq ele não sabe valorizar um trabalho de alguém...
Talvez ele não perceba que vc se esforçou bastante eu achoo para conseguir fazer...
Beijooos
Bianca Scarlatt...!!!

garotas disse...

seu blog é 10 nos ajudou a fazer o trabalho !!!
hayra e lara

Unknown disse...

Issoo éé´um cocozaaaaaaaaaaao '

Unknown disse...

q podre pego tudo na barsa! xD

Unknown disse...

q legal seu blog me ajudo muito a fazer um trabalhho d geografia.

Unknown disse...

q legal seu blog me ajudo muito a fazer um trabalhho d geografia.

Viviane disse...

Esses garotos naum tem o que fazer e fica falando isso..
Isso é inveja concordo com a BIANCA!!!
Eles ficam falando isso mais naum tem noção do que falam,Queria ver se eles conseguem fazer tudo isso que vc fez!!!
Esse blog tbm me ajudou a fazer um trabalho de geografia !!!

Continue sempre assim..
Deus te abençoe e te der mais criatividade!!!

Beijos me adc no orkut..
>>> viviane_morenynha@hotmail.com

Unknown disse...

cara esse blog ñ tá nem ótimo nem pessimo só falta ter a noção e entender o que foi colocado aqui...
o que esse meninos botaram ñ foi bom.. e me ajudou muito há fazer o trabalho de geografia de cuba ;*

Unknown disse...

q merda é essa ??

Unknown disse...

vaiiiiiiii tomaaaaaaao no cuba

Unknown disse...

ai vcs mi ajudou muito a fazer um trabelho de geografia.... parabéns comtinuem assim

Unknown disse...

ai parabés vcs são otimos

Ruan Vale disse...

valeu,este bloge me ajodou a fazer um trabalho de escola

Unknown disse...

esses caras sao sem noçao eles nao sabem o que e cultura isso me ajudo muito eu concordo plenamente como a bianca e com os outros que falam bem do seu blog :)!!!!!!
a jai me esquecendo isso fez eu ganha 30 p. na escola vlw nota 1.000.000x1.000.000 adorei

Berbet disse...

seu blog ta perfeito tbm me ajudo a faze trabalho e n se preocupa q brilho de estrela n se ofusca a faisca alheia :D

Samms disse...

Cara...AMEI SEU BLOGGG!!!Me ajudou muito num trabalho de Geografia!

Não ligue pro pessoal que fala mal,eles escrevem essas merdas,por que não conseguem ajudar ninguém como você!

Unknown disse...

seu blog é muito bom...
não ligue para essas pessoas...

Unknown disse...

obrigada msm, seu blog tbm me ajudou num trabalho de geografia. Continue com o bom trabalho <3